sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Kiss - Keep it simple, stupid

Não foram uma nem duas nem três as ideias de marketing que nos últimos meses conseguiram criar buzz nos meios de comunicação social.
Numa altura em que o mercado está saturado de produtos e serviços homogéneos, é preciso usar a criatividade e "dar asas à imaginação". O poder de compra está em baixo e os consumidores estão cada vez mais imunes a campanhas publicitárias.
Mas é preciso investir muito dinheiro e ter ideias megalómanas para as iniciativas de maketing se tornarem num "case study"?

Parece que não. Vamos lá a descartar tudo o que é desnecessário e a procurar as soluções da forma mais simples possível. Tal como fez a Renova e o site Forretas.com. Passo a explicar:
Gostava de ver um depósito na sua conta bancária vindo de uma marca qualquer?
E se você fosse o marketeer, como chegaria a milhares de pessoas com apenas 1000 euros?
Para a agência Torke e para o site agregador de compras coletivas Forretas.com a resposta foi... simples! Numa campanha inédita e que saiu bem barata, o Forretas.com chegou a 100 mil portugueses depositando nas suas contas bancárias... um cêntimo!
O processo, tal como a ideia, foi também bastante simples: a equipa Forretas criou um algoritmo para criar, aleatoriamente, números válidos de contas bancárias. Depois utilizou esses números aleatórios e anónimos para efetuar as 100.000 transferências. 
Porque da alcunha já não se livram, o Forretas.com pagou um media e ganhou três. Com o descritivo www forretas com os 100 mil contemplados puderam ver a transferência no extrato bancário online ou do multibanco e ainda nos telemóveis com a receção de uma sms automática.
Quando a acção começou a ser divulgada o tráfego no site aumentou 30% e o número de utilizadores cresceu cerca de 15%, segundo Gonçalo Poças, um dos três sócios fundadores do Forretas.

Para a Renova também foi fácil. Outro dia saí na estação do metro da Trindade e vi que lá era possível comprar papel higiénico e papel de cozinha coloridos. 
Achei piada. Tal como o papel, a comunicação da Renova é colorida. O espaço é inusitado e a ideia mais do que original é simples!
Através do QR Code (Quick Response Code), o código de barras bidimensional que pode ser lido por telemóveis com câmara fotográfica e que depois é descodificado graças a uma aplicação, a compra pode ser feita no momento e no local e o produto é entregue gratuitamente em casa 48 horas depois.
Eu comprei.
E mesmo que não comprasse, uma coisa seria certa. O painel gigante e colorido com a mensagem: "Compre Renova com o telefone. Aqui e Agora. Fácil e rápido. Entrega em sua casa, grátis", colocado estrategicamente numa estação do metro interage com o consumidor, fá-lo falar sobre a possibilidade de adornarmos a casa de banho com papel higiénico que combina com a cor das toalhas.

Sem grandes produções ambas as marcas chegaram a milhares de pessoas e suscitaram curiosidade sobre o seu produto ou serviço. Faz-me lembrar uma história de marketing que jamais esquecerei:
A Natália queria abrir um restaurante na rua do Amial. Mas na rua do Amial já existiam três restaurantes. A Natália foi conhecer a concorrência e viu afixado na montra do primeiro restaurante um slogan que dizia: "O melhor restaurante da cidade". Passou no segundo e leu: "O melhor restaurante do país". No terceiro leu: "O melhor restaurante do mundo". Natália desanimou. Pensou todo o dia no que poderia fazer para ser diferente e teve, então, uma ideia: "Restaurante da Natália - o melhor restaurante da rua do Amial".

"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada para adicionar, mas quando não há mais nada que se possa retirar".  Antoine de Saint-Exupéry

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