Não foram uma nem duas nem três as ideias de marketing que nos últimos meses conseguiram criar buzz nos meios de comunicação social.
Numa altura em que o mercado está saturado de produtos e serviços homogéneos, é preciso usar a criatividade e "dar asas à imaginação". O poder de compra está em baixo e os consumidores estão cada vez mais imunes a campanhas publicitárias.
Mas é preciso investir muito dinheiro e ter ideias megalómanas para as iniciativas de maketing se tornarem num "case study"?
Parece que não. Vamos lá a descartar tudo o que é desnecessário e a procurar as soluções da forma mais simples possível. Tal como fez a Renova e o site Forretas.com. Passo a explicar:
Gostava de ver um depósito na sua conta bancária vindo de uma marca qualquer?
E se você fosse o marketeer, como chegaria a milhares de pessoas com apenas 1000 euros?
Para a agência Torke e para o site agregador de compras coletivas Forretas.com a resposta foi... simples! Numa campanha inédita e que saiu bem barata, o Forretas.com chegou a 100 mil portugueses depositando nas suas contas bancárias... um cêntimo!
O processo, tal como a ideia, foi também bastante simples: a equipa Forretas criou um algoritmo para criar, aleatoriamente, números válidos de contas bancárias. Depois utilizou esses números aleatórios e anónimos para efetuar as 100.000 transferências.
Porque da alcunha já não se livram, o Forretas.com pagou um media e ganhou três. Com o descritivo www forretas com os 100 mil contemplados puderam ver a transferência no extrato bancário online ou do multibanco e ainda nos telemóveis com a receção de uma sms automática.
Quando a acção começou a ser divulgada o tráfego no site aumentou 30% e o número de utilizadores cresceu cerca de 15%, segundo Gonçalo Poças, um dos três sócios fundadores do Forretas.
Quando a acção começou a ser divulgada o tráfego no site aumentou 30% e o número de utilizadores cresceu cerca de 15%, segundo Gonçalo Poças, um dos três sócios fundadores do Forretas.
Para a Renova também foi fácil. Outro dia saí na estação do metro da Trindade e vi que lá era possível comprar papel higiénico e papel de cozinha coloridos.
Achei piada. Tal como o papel, a comunicação da Renova é colorida. O espaço é inusitado e a ideia mais do que original é simples!
Através do QR Code (Quick Response Code), o código de barras bidimensional que pode ser lido por telemóveis com câmara fotográfica e que depois é descodificado graças a uma aplicação, a compra pode ser feita no momento e no local e o produto é entregue gratuitamente em casa 48 horas depois.
Eu comprei.
E mesmo que não comprasse, uma coisa seria certa. O painel gigante e colorido com a mensagem: "Compre Renova com o telefone. Aqui e Agora. Fácil e rápido. Entrega em sua casa, grátis", colocado estrategicamente numa estação do metro interage com o consumidor, fá-lo falar sobre a possibilidade de adornarmos a casa de banho com papel higiénico que combina com a cor das toalhas.
Sem grandes produções ambas as marcas chegaram a milhares de pessoas e suscitaram curiosidade sobre o seu produto ou serviço. Faz-me lembrar uma história de marketing que jamais esquecerei:
A Natália queria abrir um restaurante na rua do Amial. Mas na rua do Amial já existiam três restaurantes. A Natália foi conhecer a concorrência e viu afixado na montra do primeiro restaurante um slogan que dizia: "O melhor restaurante da cidade". Passou no segundo e leu: "O melhor restaurante do país". No terceiro leu: "O melhor restaurante do mundo". Natália desanimou. Pensou todo o dia no que poderia fazer para ser diferente e teve, então, uma ideia: "Restaurante da Natália - o melhor restaurante da rua do Amial".
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada para adicionar, mas quando não há mais nada que se possa retirar". Antoine de Saint-Exupéry
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